Região

Highslide JS Highslide JS Highslide JS
ALDEIAS SERRANAS
CABRIL
CASTELO DA LOUSÃ
Highslide JS Highslide JS Highslide JS
SERRA DA LOUSÃ
NEVEIROS REAIS
SERRA DA LOUSÃ

A serra da Lousã com as suas paisagens e o rio Ceira, que atravessa Serpins, tornam esta zona local preferencial para férias ou fins de semana, pela beleza natural, sossego e fácil acesso. Partir à descoberta da serra, das suas aldeias, pescar nas águas do rio ou saborear os pratos regionais, são algumas sugestões para uma estadia. Ponto de partida para visitar os concelhos limítrofes de Coimbra, Góis e Penacova.

Na Lousã, sugere-se uma visita ao miolo urbano mais antigo, onde o séc. XVIII marcou para a Lousã um notável período de construções particulares, de um aparato arquitectónico considerável, que hoje em dia se reveste de um interesse histórico fundamental.

- Paços do Concelho.
- Museu Municipal da Lousã, Prof. Álvaro Viana de Lemos.
- Pelourinho.
- Igreja Matriz.
- Casas Nobres.
- Palácio dos Salazares.
- Capela da Misericórdia.
- Museu Etnográfico.

De seguida, torna-se indispensável a visita ao Complexo das Ermidas da Nª Srª da Piedade, Castelo e piscinas naturais, que se ligam em perfeita simbiose e harmonia.

O destino que obrigatoriamente se nos impõe de seguida, leva-nos às Aldeias Típicas em Xisto, em plena Serra da Lousã. Poderá fazê-lo de carro ou a pé. Se optar pela primeira opção, deverá tomar a Estrada para Castanheira de Pêra (EN 236). Neste trajecto, deparar-se-á com a Aldeia do Candal, a 10 Km da Vila da Lousã. Depois pode seguir-se até ao Alto do Trevim, ponto mais alto da Serra da Lousã (1204 m/alt.), onde pode apreciar uma vista incrível.

Não deverá perder a hipótese de visitar o Sto. António da Neve. No regresso poderá optar por descer a Serra pela Estrada Florestal (seguir indicações para Cacilhas) onde encontrará as placas de indicação para as aldeias do Talasnal, Casal Novo, Vaqueirinho, Chiqueiro, entre outras. Este percurso poderá ser feito no sentido inverso. Assim, na Lousã, deverá seguir as indicações ‘Aldeias Serranas’ ou ‘Cacilhas’, subindo a Estrada Florestal. Ao passar pela Estrada Florestal é presenteado por uma Serra Verdejante riquíssima em Fauna e Flora.

No Verão, também poderá ser uma alternativa agradável e refrescante, uma tarde bem passada numa das praias fluviais do Concelho da Lousã.
- Praia Fluvial da Srª da Graça - Rio Ceira - Serpins
- Praia Fluvial da Bogueira - Rio Ceira - Casal
de Ermio.

No concelho de Góis, a Serra da Lousã continua a revelar todo o seu esplendor. Os Penedos de Góis e a aldeia da Pena são uma visita obrigatória. Por estradas de terra, poderá ir desta aldeia até ao Alto do Trevim.